Galeria de imagens: algumas imagens da ocupação do Brasil em três momentos.

Vamos começar pelo período arquológico: 6.000 anos atrás:

...De acordo com os estudos arqueológicos a ocupação humana na região dos lagos teve início há mais ou menos 6.000 anos com um pequeno grupo de famílias nômades que chegaram pelo mar, em canoas, instalando-se no Morro dos Índios.

 

Esse grupo possuía tecnologia rudimentar e sua economia era baseada na coleta, pesca e caça. O molusco era utilizado como alimentação e adorno, mas a escassez dos recursos fez com que o grupo abandonasse o local.

 

Estudos, também, mostram que os índios tupinambás chegaram a região há mais de 1500 anos e sua adaptação se mostrou muito eficaz. Sua economia era baseada na caça, coleta e principalmente na pesca. Esses aborígines possuíam uma tecnologia mais eficaz, já que conheciam a cerâmica e a plantação de mandioca....

 

Leia mais_

Veja fotos de Eliana Rocha:

http://elianarochahistoria.blogspot.com/

 

 

Vamos observar a passagem de um período de simples coleta, evidenciado no sambaqui, para um momento de agricultura, possivelmente, o modo de vida próximo a 1500, o descobrimento do Brasil.

Estes estabelecimentos indígenas permaneceram nestes locais por séculos, consolidando um modo muito próprio de integração entre os índios e a natureza.

A partir do Descobrimento, deu-se um grande choque cultural: portugueses x índios, e os índios foram quase dizimados - de 5 milhões estimados em 1500 para 730 mil no século XXI.

Há 488 terras indígenas reconhecidas e demarcadas pela Funai, em 2005. São 105.673.003 hectares, que representa 12,41% do total do território brasileiro, ocupado por 225 etnias, hoje, no Brasil.

Reservas indígenas no Brasil_2007_BDWebB
Reservas indígenas no Brasil_2007_BDWebB

Nem todo índio é parente...

 

Leia mais:

http://pessoas.hsw.uol.com.br/indios3.htm 

 

 

 

Um pouco do Brasil de hoje e de sempre! Clique na imagem e visite o site.

Entrar em Exercício-Imagens

 

               Retornar à Área de Testes