Painel 1 - A construção do espaço geográfico brasileiro

Tópico 1 - O Espaço e a Natureza

Vamos pensar um pouco na construção do espaço geográfico do Brasil. Como este espaço foi construído ao longo de cinco séculos.

Natureza Intocada_BDWebB
Natureza Intocada_BDWebB

A Natureza intocada

Quando vemos uma região desabitada, apenas com florestas e com ambiente natural intocado, temos a noção do espaço geográfico físico ou natural em potência, isto é, pronto para ser utilizado ou usufruído de algum modo.

 

Preservar ou utilizar

Até mesmo sendo mantido na forma como está, uma reserva ecológica, a exemplo de manguezais, de parques florestais, de áreas marítimas ou montanhosas de preservação de espécies, etc, teremos o espaço disponível para algum fim.

 

Esta decisão dos homens – preservar ou utilizar – é o que modifica o espaço geográfico.

 

Rio temporário seco_Austrália_BDWebB
Rio temporário seco_Austrália_BDWebB

A ação do homem

A partir da ação do homem, abertura de uma picada,  montagem de um sistema de irrigação num rio, organização de uma cooperativa ou de uma colônia de pescadores, simples manutenção do ambiente em seu formato original, a natureza vai sendo modificada e o homem vai construindo o espaço geográfico.

 

Espaço geográfico: um espaço carregado de história

O estudo de geografia implica no estudo dos espaços físicos, sociais e políticos de uma região.

 

É o espaço carregado de história, onde comunidades viveram e deixaram suas marcas:

>  ruínas de cidades,

>  trilhas e estradas,

>  domínio de regiões por grupos humanos,

>  modificações do meio físico por ação da natureza    (inundações, terremotos, vulcanismo, etc)

>  ou através da mão do homem. 

 

Estudar Geografia é, portanto, estudar o espaço  em que o homem interage e constrói.

Observe quais os elementos que modificam o espaço natural:

O início do processo – vertente histórica

A construção do espaço geográfico no Brasil pode ser considerada a partir do Descobrimento do Brasil em 1500, mais como um marco histórico do que como uma intervenção do homem no ambiente. 

 

Ao longo do século XVI, com a decisão da Coroa Portuguesa em colonizar o Brasil, esta ocupação foi-se tornando sistemática, pois Portugal começou a perder suas colônias no Oriente e buscava manter um espaço colonial, na América e na África.

 

Fundação da Vila de Piratininga_SP_BDWebB
Fundação da Vila de Piratininga_SP_BDWebB

Portugal: a primeira nação constituída da Europa

Portugal foi a  primeira nação constituída na Europa, no século XIV.  Suas instituições governamentais e de estado permitiram que o país se expandisse, buscando fundar feitorias e colonizar pontos da África. 

 

Desta forma, Portugal buscou o caminho marítimo para as Índias, onde se encontravam as riquezas da época – as especiarias e artigos de luxo – contornando a África.  

Viagem de Vasco da Gama às Índias_BDWebB
Viagem de Vasco da Gama às Índias_BDWebB

As decisões de cunho político

Os governos tomam decisões estratégicas que envolvem fatos reais, levantamentos de oportunidades (um mapa de uma região é o reconhecimento da região e das possibilidades de acesso a ela) além do desejo de atingir metas pensadas. 

 

Portugal, no século XIV e XV, convivia com a hegemonia italiana que detinha o monopólio do comércio e distribuição de especiarias.    Sua meta era suplantar as cidades italianas em comércio, conseguindo trazer grandes quantidades de especiaria por mar.

Rota de produtos do Oriente, levados para Constantinopla.
Rota de produtos do Oriente, levados para Constantinopla.

Tópico 2 - Transformações na natureza no Brasil ao longo do tempo

Durante a Idade Média, o comércio na Europa era dominado pelos italianos que traziam do Oriente, via Constantinopla, as especiarias.
Especiarias_Pimenta do reino_BDWebB
Especiarias_Pimenta do reino_BDWebB

Portugal e a busca pela hegemonia do comércio das especiarias na Europa.

Portugal foi a primeira nação constituída na Europa, no século XIV. Buscando ter acesso aos mercados de especiarias e artigos de luxo, Portugal lançou-se  à busca de um caminho para as Índias ao redor da África, já que seria impossível furar o bloqueio a Constantinopla - grande mercado de especiarias - que as cidades italianas monopolizavam há alguns séculos.

 

Pouco a pouco, suas instituições governamentais e de estado, empréstimos internacionais e interesses nacionais portuguêses permitiram que o país se expandisse, fundando feitorias e colonizando pontos da África , se preparando para chegar às Índias.

 

Portugal  levou cerca de um século para conquistar o caminho marítimo para as Índias, onde se encontravam as riquezas da época – as especiarias e artigos de luxo – contornando a África.

Vamos analisar como Portugal se preparou para aproveitar a oportunidade de interrupção do comércio de especiarias com a Europa, após a queda de Constantinopla, tomada pelos turcos.

Em 1453, a cidade bizantina de Constantinopla, o maior entreposto da fronteira do Oriente com o Ocidente no mar Mediterrâneo cai em poder dos turcos que a conquistam.  Como buscar então as especiarias, já que as cidades italianas de um lado monopolizavam o comércio e, de outro, o poder passou dos bizantinos para os turcos?  Esta era a situação na última metade do século XV.

Tópico 3 - Brasil-Colônia

A construção do espaço geográfico no Brasil pode ser considerada a partir do Descobrimento do Brasil em 1500, e foi o momento histórico em que aumenta exponencialmente a intervenção do homem no ambiente. Basta pensarmos no desmatamento da Mata Atlântica em busca de pau-brasil, no plantio de canaviais e início da pecuária no litoral.

Portugal e as Índias_BDWebB
Portugal e as Índias_BDWebB

A motivação portuguesa

 

 

A queda de Constantinopla (Bizâncio) na mão dos turcos fez cessar a entrada de especiarias na Europa, através das cidades italianas. 

 

Por que as especiarias eram tão importantes? 

Pimenta, noz moscada, canela, cravo e outras especiarias serviam para conservar os alimentos, especialmente carnes, sendo extremamente importantes na Europa. 

 

Os portugueses chegam à Índia

Quando atingiu a Índia em 1498, costeando a África com os três navios de Vasco da Gama, Portugal rompeu o monopólio italiano do comércio de especiarias. 

 

6.000% de lucro num único navio

As especiarias, até então, eram transportadas para Constantinopla por caravanas de camelos, através dos desertos, a um custo muito alto.  Com o transporte de um único navio carregado de especiarias para Portugal, em grande quantidade, o lucro da expedição foi de 6.000%.

O mapa, o território e a exploração_BDWebB
O mapa, o território e a exploração_BDWebB

O mapa e o território

A descoberta do Brasil em 1500 foi uma decorrência da conquista das Índias por Portugal. A decisão de colonizar o Brasil, tomada a partir da segunda década do século XVI, ocorre quando Portugal começa a perder as colônias no Oriente. Foi, portanto, uma forma de manter uma área colonial nas Américas, já que não conseguiria manter áreas coloniais no Oriente.

 

O Tratado de Tordesilhas e a ocupação política do Brasil

Atividades políticas de Portugal como o Tratado de Tordesilhas foram os elementos que deram base legal perante outros estados (especialmente Espanha) e política à ocupação do território brasileiro por Portugal.

 

Promontório de Sagres e Farol_BDWebB
Promontório de Sagres e Farol_BDWebB

A construção de um país: o Brasil

Todos os fatos abaixo representaram os pontos de construção do Brasil:

  1. A construção de feitorias

  2. A construção de fortes e vilas ao longo do litoral.

  3. As alianças com os índios e a exploração do pau-brasil através de escambo (troca de pau-brasil por ferramentas, colares, miçangas, espelhos) em feitorias.

  4. A exploração e a feitura de mapas cartografados no país e as expedições navais militares de patrulhamento da costa.

  5. A exploração de pau-brasil na primeira capitania de Fernando de Noronha.

 

BDWebB
BDWebB

O impacto ambiental no período colonial

Estes eventos irão marcar historicamente o país, seu espaço como um espaço de conquistas.

 

Brasil: cidades litorâneas em sua colonização

Se observarmos um mapa de cidades brasileiras, observaremos que a grande maioria delas se encontra no litoral por diversas razões, entre elas, o fato de ser nosso litoral navegável e de haver um ponto de partida (via rios) para a conquista do interior.  

 

Ararigboia_Niteroi_RJ_BDWebB
Ararigboia_Niteroi_RJ_BDWebB

O primeiro impacto ambiental: a Mata Atlântica

Durante o período colonial, o impacto ambiental se irá dar pela exploração de pau-brasil – que devastará grande parte da Mata Atlântica.

 

Gado, engenhos de cana, mineração e drogas do sertão

Outros fatores de impacto ambiental serão a criação de gado e os engenhos de cana que irão modificar a vegetação ao longo dos rios e criar sistemas de cultivo em grande escala e em forma de monocultura.

 

Tópico 4 – Cenário do desenvolvimento do Brasil

Para colonizar o Brasil, nas primeiras décadas do século XVI, a Coroa Portuguesa criou as Capitanias Hereditárias e as doou para a nobreza portuguesa. Temos um novo problema: a distância entre elas.

Padre Jesuíta_Século XVI
Padre Jesuíta_Século XVI

Os primeiros momentos do Brasil-colônia

O grande problema do Brasil, principalmente nos primeiros momentos após sua descoberta foi o tamanho de seu território.

 

O problema mais seriamente enfrentado foi o isolamento das Capitanias Hereditárias nos primeiros cinquenta anos após a Descoberta do Brasil.

 

Brasil na época das Capitanias_BDWebB
Brasil na época das Capitanias_BDWebB

O resultado das capitanias hereditárias

Diversos fatores contribuíam para o fracasso das capitanias hereditárias:

  • A extensão de território - que dificultava a segurança de pequenas vilas, povoados e engenhos ao longo da costa.

  • A baixa produtividade dos donatários no litoral - cuja agricultura, sem grande produtividade e pequenos engenhos, não atingiam os interesses de Portugal na exploração da colônia.

  • A dificuldade de comunicação entre estes núcleos de povoação - espalhados esparsamente ao longo da costa.

  • A atividade de piratas em busca de pau-brasil - pondo em risco os núcleos populacionais.

  • A agressividade de tribos de índios - das diversas regiões e as dissensões entre colonos.

 

Exercício Debate P1

 

Nos primeiros momentos de colonização do Brasil, após o Descobrimento, quais os perigos que um colono enfrentava? Pesquise e tente recriar o Brasil daquele momento. Escreva um texto de dez linhas relatando sua resposta e envie ao seu professor.

 

Rev_070716

Entrar em Exercício-painel 1.

 

               Retornar à Área de Testes.