Gabarito Exercício-Painel 1

Mapa da época, representando a exploração do pau-brasil_BDWebB
Mapa da época, representando a exploração do pau-brasil_BDWebB

Respostas:

  1. A decisão dos homens – preservar ou utilizar – é o que modifica o espaço geográfico

  2. Tomando por base a rodovia Rio / São Paulo, podemos sugerir os seguintes caminhos de sua criação. Possivelmente, nos primeiros momentos deveria ser uma picada na selva. Com o passar do tempo e a passagem de tropas de burros carregando carga, carros de bois, boiadas, a picada foi se alargando até se tornar uma estrada de terra. Ao longo dos séculos, povoações e vilas foram construídas, algumas pavimentações foram feitas em alguns trechos até que toda estrada tenha sido calçada de pedras. A decisão de asfaltar, mais recente, ampliar pistas, modificar o trajeto da rodovia é bem mais recente.

  3. Ao longo do século XVI, com a decisão da Coroa Portuguesa em colonizar o Brasil, esta ocupação foi-se tornando sistemática, pois Portugal começou a perder suas colônias no Oriente e buscava manter um espaço colonial, na América e na África.

  4. Portugal foi a primeira nação constituída na Europa, no século XIV. Suas instituições governamentais e de estado permitiram que o país se expandisse, buscando fundar feitorias e colonizar pontos da África.

  5. Podemos citar alguns dos fatos que representaram os pontos de construção do Brasil:

> A construção de feitorias

> A construção de fortes e vilas ao longo do litoral.

> As alianças com os índios e a exploração do pau-brasil através de escambo (troca de pau-brasil por ferramentas, colares, miçangas, espelhos) em feitorias.

> A exploração e a feitura de mapas cartografados no país e as expedições navais militares de patrulhamento da costa.

> A exploração de pau-brasil na primeira capitania de Fernando de Noronha. 

 

6. Se observarmos um mapa de cidades brasileiras, observaremos que a grande maioria delas se encontra no litoral por diversas razões, entre elas, o fato de ser nosso litoral navegável e de haver um ponto de partida (via rios) para a conquista do interior.  

 

7. Durante o período colonial, o impacto ambiental se irá dar pela exploração de pau-brasil – que devastará grande parte da Mata Atlântica. Outros fatores de impacto ambiental serão a criação de gado e os engenhos de cana que irão modificar a vegetação ao longo dos rios e criar sistemas de cultivo em grande escala e em forma de monocultura.

 

8. O grande problema do Brasil, principalmente nos primeiros momentos após sua descoberta foi o tamanho de seu território. O problema mais seriamente enfrentado foi o isolamento das Capitanias Hereditárias nos primeiros cinquenta anos após a descoberta do Brasil.

 

9. Não, os engenhos tinham baixa produtividade nos primeiros momentos.

 

10. Ataques de índios e de piratas estrangeiros.

 

Rev_070716

Entrar em Painel 2.

 

               Retornar à Área de Testes.