Gabarito Exercício-Painel 3

Ladeira do antigo morro do Castelo, centro do Rio de Janeiro_BDWebB
Ladeira do antigo morro do Castelo, centro do Rio de Janeiro_BDWebB

Respostas:

  1. Podemos afirmar que com a vinda da família real e sua corte de 60.000 pessoas para o Brasil, em 1808 e após a Independência em 1822, o pais começa a ter uma dimensão internacional. Inúmeras instituições foram criadas e as primeiras fábricas foram criadas.

  2. Durante o período colonial, cidades como Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo eram os principais centros e capitais de suas províncias. O Brasil era agrário com fazendas de gado e de culturas agrícolas por região, especialmente cana de açúcar no Nordeste.

  3. Com a transferência da família real para o Brasil, o país ganha estruturas administrativas, jurídicas e de capital do Império Português em terras brasileiras, contrastando com a administração das províncias, ainda de feição colonial.

  4. A emancipação comercial se dá completamente com a abertura dos portos às nações amigas (1810) sendo os ingleses beneficiados com tarifas preferenciais (15%) ao invés de 24% dos demais países

  5. As primeiras indústrias são abertas no país, especialmente no Rio de Janeiro, onde estava a sede da monarquia e o crescimento industrial do país começa a crescer pouco a pouco.

  6. D Pedro herda uma situação financeira bastante séria, o tesouro raspado, o Banco do Brasil na iminência de falir, o Estado endividado

  7. A situação militar extremamente tumultuada com tropas portuguesas nos estados da Bahia, Pernambuco, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul e Mato Grosso criando tumultos e coagindo brasileiros e ao príncipe regente.

  8. Não havia tradição nem estrutura industrial no país. Grande parte do que se consumia de produtos industriais vinha do exterior. A grande nação industrial na época era a Inglaterra e o Brasil era um país importador e estava sob sua influência.

  9. Em 7 de abril de 1831, D. Pedro abdica ao trono em favor de seu filho e volta a Portugal para lutar pela coroa, se tornando D. Pedro IV de Portugal após lutas com seu irmão D. Miguel.

  10. O modelo econômico ainda é agrário e monocultor, sendo o colapso do Segundo Império causado por um acúmulo de crises políticas nacionais e internacionais e econômicas em sua última década.

 

Entrar em Painel 4.

 

               Retornar à Área de Testes.